quinta-feira, 25 de junho de 2015

Prevenção sexual? É um tabu?


Este tema é raramente abordado entre os adolescentes pois é algo que ninguém quer usar ou que simplesmente têm vergonha de dizer se gostam, não gostam, nunca usaram, querem usar...

Preservativos são algo que maioria dos casais adolescentes utilizam para que o rapaz possa ejacular dentro da rapariga sem que corra o risco de a engravidar, mas isso é um erro fatal.






Porquê?
  1. O preservativo pode estar roto pois ao colocar se as unhas tocarem no preservativo corres o risco de que saia para fora;
  2. Pode estar fora de validade;
  3. O preservativo serve apenas para proteger-te de doenças sexualmente transmissíveis;
És sexualmente ativo(a)? Estás a pensar em sê-lo? 

Alertamos-te que os centros de saúde locais podem ajudar-te, fornecer-te preservativos mensalmente e caixas de pílula que dão para três meses. Sem que pagues nada e podes fazê-lo de forma anónima. Precisas de estar registada nesse centro de saúde? Não! Podes dirigir-te lá deixar o teu nome e idade, falar um pouco sobre ti, explicam-te como deves utilizar e tudo o que tens a saber sobre a pílula. Nada mais, após isso vais-te embora e não se fala mais sobre ti.



Conselho: A pílula que é frequentemente fornecida nos centros de saúde de portugal é a minigeste, não causa dores de cabeça, reduz as dores menstruais. 






"Se fizer relações sem preservativo e o meu parceiro tirar o seu pénis antes de ejacular não corro o risco de engravidar" pensava uma jovem de 14 anos quando a informaram de que o lubrificante masculino contém espermatozóides e terá sido um sorte de não ter engravido com essa brincadeira do põe e tira. 



"Se o meu namorado ejacular e decidir-mos recomeçar uma nova relação sexual sem preservativo após 20m, ele já não ejacula mais. Posso estar segura de que não engravido, certo?" errado, os espermatozóides demoram no mínimo uma hora a morrer quanto estão no calor e se iniciares uma nova relação sexual os vestígios de espermatozóides que estão no interior do pénis podem sair e engravidar-te.




Quais os preservativos indicados para ti?
  • Nos rapazes, é preciso ter em atenção a grossura do pénis, o preservativo não deve estar muito apertado mas também não muito solto, pois o esperma pode sair;
  • Nas raparigas, após experimentares um certo preservativo deves verificar se te sentes com ardor ou comichão. Pois podes ter feito alergia ao preservativo e aí deves mudar de marca.






A prevenção sexual ou o sexo é um tabu? Por vezes parece que existe um certo preconceito entre pais e filhos, amigos ou namorados no que respeita a sexo. E não devia haver, pois é algo extremamente importante na vida de um adolescente.
Se tiveres alguma dúvida, contacta a nossa página do facebook. E podemos ajudar-te antes que faça alguma "porcaria".

Sem comentários:

Enviar um comentário